Equipamentos e ferramentas para assentar pisos ceramicos

,

É muito importante que o assentador, antes de iniciar os trabalhos de colocação da cerâmica, certifique-se de que possui todas as ferramentas e equipamentos essenciais para o assentamento, de forma a poupar tempo e trabalho durante a execução dos serviços. As ferramentas e equipamentos necessários à execução do assentamento de revestimento cerâmico em pisos internos são:


ferramentas-assentar-piso





Cortadores de vídia manuais

São mais utilizados para cortes retos, embora possam também ser usados para a execução de cortes curvos. Nestes casos aconselha-se a colocação de uma peça cerâmica auxiliar embaixo daquela a ser cortada, para facilitar o giro do equipamento.




disco-de-corte-diamantado



Disco de corte diamantado


Também usada para cortes retos, a serra elétrica produz linhas de corte mais limpas, sem o problema de fendilhamento do esmalte dos cortadores manuais.





torques


Torquês

A torquês produz cortes irregulares, deixando cantos denteados. Portanto, use-a somente para pequenos cortes nos cantos das placas cerâmicas, a serem assentadas em áreas menos visíveis.






maquita 


Serra Circular

Para cortes irregulares. Cantos mais precisos que a torquês.



desempenadeira-dentadaDesempenadeira dentada

Ferramenta utilizada para a aplicação da argamassa colante. As desempenadeiras, usadas para pisos, possuem dentes de forma quadrada e cujas dimensões variam de acordo com a área da placa cerâmica a ser assentada. Quando os dentes da desempenadeira se desgastarem em 1mm na altura, eles deverão ser refeitos com uma lima, ou a desempenadeira deverá ser substituída por uma nova.



desempenadeira 

Desempenadeira de madeira

Utilizada para o acabamento superficial da camada de regularização.






desempenadeira-emborrachada
Desempenadeira emborrachada

Usada para pressionar o rejunte dentro das juntas existentes entre as placas cerâmicas. Segure a desempenadeira a aproximadamente 90 graus e a arraste diagonalmente com movimentos de vai e vem. Use a desempenadeira de canto, lado reto, para remover o excesso de argamassa de rejunte.







espacadores



Espaçadores


Espaçadores são pequenas peças de plástico, na forma de cruz ou “T”. Estas peças são colocadas entre placas cerâmicas adjacentes, e servem para manter uniforme a largura das juntas, e o alinhamento das placas cerâmicas.




martelo-de-borracha


Martelo de Borracha

O martelo de borracha ou o vibrador mecânico é utilizado para pressionar a placa cerâmica contra a parede a qual será colada.





furadeira-broca-circular


Furadeira c/ serra copo


A furadeira elétrica com serra copo acoplada é usada para fazer furos circulares em revestimentos cerâmicos mais resistentes, como a cerâmica grês.

0 Response to "Equipamentos e ferramentas para assentar pisos ceramicos"

Postar um comentário