Dicas para comprar pisos cerâmicos

,

piso_ceramico Trocar o piso da casa ou do escritório é dar nova vida ao ambiente, isso todos nós sabemos. Mas diante das opções de preços, tipos, e qualidades, ficamos com uma certa dúvida na hora de comprar. Talvez pelo fato de demorarmos a ter que trocar pisos acabamos por ficar desatualizados em relação às novidades do mercado. Nesse artigo vamos abordar as dicas e informações sobre como escolher o piso mais adequado e também o significado das principais especificações.

 

Porque devemos estar atentos

 

De acordo com a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento), há cada vez mais produtos de baixa qualidade, resultantes de processos de fabricação deficientes. Alguns fabricantes, com o objetivo de aumentar a produção e ganhar mercado, reduzem propositalmente o tempo de permanência no forno, reduzindo custos de fabricação e gerando produtos de qualidade inferior. Por sorte, existem atualmente 12 empresas do setor que submeteram voluntariamente seus produtos ao processo de certificação. As marcas certificadas podem colocar, na embalagem ou no produto, a marca do Organismo de Certificação, acompanhada do logo do INMETRO (organismo credenciador), atestando que o produto está de acordo com as normas.

 

Características Geométricas

 

O processo de queima das placas cerâmica em fornos onde a temperatura facilmente ultrapassa os 1000 graus centígrados faz com que as mesmas variem em sua forma e tamanho. Essas variações são previstas, mas há um limite e isso conta como fator de qualidade. O esquadro, a curvatura, o empenamento e a variação de espessura das placas cerâmicas são dados importantes inclusive para o profissional que irá assentá-las na sua obra. As informações a respeito das dimensões das placas cerâmicas (dimensão nominal, dimensão de fabricação e espessura) devem estar presentes na embalagem dos produtos. Por isso, é sempre bom procurar por produtos RETIFICADOS. As peças cerâmicas quando retificadas apresentam praticamente o mesmo tamanho. Fato este que facilita consideravelmente o alinhamento na hora do assentamento.

 

Absorção de água

 

A taxa de absorção de água é fator de extrema importância pois influencia diretamente na resistência mecânica da placa. Quanto mais essa placa absorve umidade, menos resistência ela terá. Placas com baixíssimas taxas de absorção são os porcelanatos, que chegam a praticamente 0%. Essa informação deve vir explícita na embalagem, pois é fundamental para a escolha do produto dependendo da aplicação. Para banheiros, por exemplo, onde a umidade é alta, deve ser usada uma cerâmica com baixa taxa de absorção. Vejam as informações abaixo.

 

  • Porcelanatos: baixa absorção e resistência mecânica alta (0 a 0,5%)
  • Grês: baixa absorção e resistência mecânica alta (0,5 a 3%)
  • Semi-Grês: média absorção e resistência mecânica média (3 a 6%)
  • Semi-Porosos: alta absorção e resistência mecânica baixa (6 a 10%)
  • Porosos: alta absorção e resistência mecânica baixa (acima de 10%)

 

Identificações Nas Embalagens (Rotulagem)

 

De acordo com a Norma, várias informações devem estar presentes na embalagem, como tamanho, classe de abrasão (PEI) números de peças por caixa, lote, especificação de juntas, etc. A ausência de informações, principalmente daquelas relacionadas a aspectos técnicos do produto, pode levar o consumidor a adquirir produtos que não sejam adequados às suas necessidades.

 

Como Escolher Corretamente:

 

Leve em consideração os seguintes requisitos:

 

  • Procedência do Produto: informações sobre o fabricante (telefone, endereço) e indicação de estar de acordo com as normas.
  • Local de Aplicação (parede ou piso): área residencial, comercial ou industrial.
  • Trânsito no Local: de pessoas, de veículos, de móveis que são arrastados – para determinar o Índice PEI do produto que será comprado.
  • Umidade no Local: para determinar o Grupo de Absorção do produto – para locais mais úmidos, recomendam-se produtos com baixa absorção.
  • Metragem do Local (m2): para cálculo da quantidade de peças necessárias.

 

PEI:

 

Os revestimentos cerâmicos também são classificados segundo teste de resistência do esmalte da peça ao desgaste por abrasão. Essa classificação é conhecida como Índice PEI, onde são indicados os ambientes mais adequados para sua aplicação.

 

  • PEI 1: recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com chinelos ou pés descalços. Exemplo: banheiros e dormitórios residenciais sem portas para o exterior.
  • PEI 2: recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com sapatos. Exemplo: todas as dependências residenciais, com exceção das cozinhas e entradas.
  • PEI 3: recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com alguma quantidade de sujeira abrasiva que não seja areia e outros materiais de dureza maior que areia (todas as dependências residenciais).
  • PEI 4: recomendado para ambientes residenciais (todas as dependências) e comerciais com alto tráfego. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lojas, bancos, entradas, caminhos preferenciais, vendas e exposições abertas ao público e outras dependências.
  • PEI 5: recomendado para ambientes residenciais e comerciais com tráfego muito elevado. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lanchonetes, lojas, bancos, entradas, corredores, exposições abertas ao público, consultório, outras dependências.

 

Recebimento do Material:

 

Verifique se todas as caixas contêm produtos do mesmo tamanho, tonalidade, qualidade, lote e índice PEI (classe de abrasão superficial), e se essas especificações correspondem ao seu pedido e se estão discriminadas na embalagem.

 

Como Armazenar Peças Sobressalentes:

 

  • Armazene as embalagens que sobraram em ambientes protegidos do sol e da chuva.
  • Evite lugares muito úmidos ou com possibilidades de empoçamento de água.
  • Mantenha as embalagens secas e em posição vertical.

 

Limpeza:

 

Nunca utilize ácido para a limpeza dos revestimentos cerâmicos, ele corrói o esmalte, propiciando a entrada de agentes agressivos sob sua base. Sua conservação e limpeza podem ser feitas com uma simples solução de água e detergentes neutros.

 

 

FONTE: Inmetro

9 Response to "Dicas para comprar pisos cerâmicos"

Anônimo Says:

Boa Tarde,

Estou preste a comprar cerâmica da marca DELTA, mas estou com dúvidas devido a qualidade.
Esta marca é boa? posso confiar?

e-mail: mario_rpn@hotmail.com

Topinho Says:

Boa tarde Mario!

Olha, eu não conheço bem essa marca, mas vi no site deles que eles têm o certificado ISO9001, o que é um ótimo sinal.

O que tenho visto é um aumento de qualidade impressionante quanto à qualidade dos revestimentos cerâmicos da Porto Velho (www.cerbras.com.br), que inclusive está também em processo de qualificação do ISO9001.

É muito importante Mario, que você sempre observe se a empresa tem certificados de qualidade, em qualquer tipo de material de construção!

Forte abraço!

Anônimo Says:

Boa tarde!!! Estou construindo minha casa e não sei qual o porcelanato que devo utilizar. Na verdade não sei se é bem porcelanto q quero pois me deram má informaçoes deles. OBG

Topinho Says:

Olá! Porcelanato é uma opção um pouco mais cara que a cerâmica, porém tem seus benefícios, principalmente estéticos.

O porcelanato também é mais resistente à manchas.

Placas grandes de porcelanato têm sido muito usadas pois diminuem os rejuntes.

É bom também se preocupar caso você tenha pessoas idosas e gestantes em casa, pois é um tipo de piso bastante escorregadio.

Evite usar porcelanato em áreas que ficam molhadas com certa frequência, como cozinha e banheiro.

Antes eram muito mais caros, hoje o preço tem ficado mais competitivo com a cerâmica comum.

Espero ter sanado suas dúvidas! Forte abraço!

alice Says:

comprei 30 metros de ceramica tipo c da porto velho, para sala e cozinha .como nao conheço fui na conversa esse tipo de produto nao é aconselhavel para cozinha
me ajude por favor

alice Says:

quais problemas poderei ter ao abrir as caixas os defeitos sao visiveis

Anônimo Says:

o que é ceramica tipo c?

Topinho Says:

Os revestimentos cerâmicos recebem a nomenclatura A, B, C, D, conforme os defeitos. Os produtos B, C, D são respectivamente, 15%, 40% e 60% mais baratos que o produto A. Classe/Tipo C vem com várias imperfeições mesmo, não deveria ser utilizado em salas, onde a estética é muito importante.

São classificados também por PEI, que varia de 1 à 5, subindo de acordo com a resistência à abrasão. Quanto MAIOR o tráfego na área de aplicação, MAIOR deverá ser o PEI.

Como regra geral, para pisos deve ser PEI 4 ou 5. Abaixo disso, somente para paredes. Para garagens e áreas de muita circulação, deve ser obrigatoriamente PEI 5.

Espero ter ajudado.

Anônimo Says:

Boa Tarde,

Estou preste a comprar o porcelanato da marca DELTA, mas estou com dúvidas devido a qualidade.
Esta marca é boa? posso confiar? o preço esta bom.
ou posso comprar o porcelanato da marca Via Rosa. Qual deles é mais recomendável.

Postar um comentário