IPI reduzido pode ficar permanente

,

construindo 

Já comentamos aqui no blog que quem deseja construir ou reformar tem até dezembro para aproveitar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos materiais de construção. Porém, há uma possibilidade desse prazo ser estendido por um bom tempo ou mesmo sem previsão de vencimento, segundo o presidente da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), Melvyn David Fox. Em negociação com o governo federal para manter o desconto permanente ou, pelos menos, tentar estender o fim da desoneração, Fox diz que já apresentou alguns argumentos importantes e relevantes ao ministro da Fazenda, Guido Mantega.

 

Caso o governo conceda o benefício por mais tempo, haverá impactos positivos na economia, como os aumentos do PIB (Produto Interno Bruto) em 1,34% e da taxa de emprego em 1,27%, além da redução do déficit habitacional em 0,41%, o que geraria, aproximadamente, 200 mil novos domicílios.

 

Diz ainda:

 

Se a carga (preço dos produtos) for reduzida, a arrecadação aumentará, pois sobrará mais dinheiro no bolso do consumidor, que acabará colocando essa quantia novamente na economia do País.

 

Otimista, Fox acredita que o governo vai ampliar o prazo de desconto do IPI e a lista de itens beneficiados.

 

Até o segundo semestre o ministro deve se posicionar sobre o assunto. Um fator que deve pesar em sua decisão é a segunda parte do programa Minha Casa, Minha Vida, que também será favorecido com a continuidade da redução do imposto.

 

ALGUNS ITENS COM IPI REDUZIDO:

 

ITEM IPI NORMAL IPI REDUZIDO
Cimentos e argamassas 4% 0%
Tintas & Vernizes 5% 0%
Boxes p/chuveiros, pias e lavatórios de plástico 5% 0%
Assentos e tampas, de sanitários de plástico 5% 0%
Revestimentos não refratários 5% 0%
Caixas de descarga e artigos semelhantes para usos sanitários 5% 0%
Pias, lavatórios, banheiras, sanitários, mictórios de porcelana 5% 0%
Pias e lavatórios, de aços inoxidáveis 5% 0%
Cadeados, fechaduras e ferrolhos 5% 0%
Disjuntores 15% 10%
Chuveiro elétrico 5% 0%

0 Response to "IPI reduzido pode ficar permanente"

Postar um comentário