Novo padrão e norma de tomadas e plugs elétricos no Brasil

,

Nova tomada e plug Você com certeza já viu essas novas tomadas e plugs, e talvez tenha até se aborrecido, ao constatar que aquele novo aparelho de som, ou DVD que comprou, não conecta na tomada da sala. Sim, de fato é uma chateação, pois ao comprar um equipamento eletrônico novo, vem junto uma enorme ansiedade de chegar em casa e ligá-lo para testar. Atualmente, mais de 1 ano após a adoção da nova norma, foram proibidos de serem comercializados até mesmo adaptadores, irritando muitos consumidores. O que fazer então? Não adianta “nadar contra a maré”, a norma já foi adotada e com certeza a melhor opção é trocar as tomadas de sua casa. É um investimento que com certeza evita muitos aborrecimentos, muitas vezes em momentos em que não é possível comprar uma tomada de imediato (um domingo à tarde por exemplo). Mas antes, vamos conhecer bem o novo padrão e saber os motivos dessa nova padronização. Que benefícios de segurança temos com esse novo modelo? 


O novo padrão é baseado em uma proposta de norma internacional (IEC 60906-1) e a nossa norma é a NBR-14136. Há dois dimensionamentos: uma para aplicações até 10A (pino de Ø4mm) e outra para até 20A (pino de Ø4,8mm). Deve-se atentar para que tipo de equipamento será utilizada essa tomada, para que possa comprar a correta e evitar problemas futuros.

Corte tomada

Nem tudo é chato nessa nova padronização, vejam as vantagens:

Definição dos plugues dos aparelhos eletro-eletrônicos vendidos no país e das tomadas às quais serão conectados; A tomada não permite a inserção de um plugue com corrente nominal superior à sua; A tomada atende os itens de segurança da norma quanto ao choque elétrico; A maioria dos plugues 2P cilíndricos do mercado é compatível com a tomada padrão NBR14136 (80% do mercado)

PADRONIZAÇÃO
Modelos antigos
Antes tínhamos uma dezena de modelos diferentes de tomadas, hoje, com a padronização, é uma questão de tempo para que a necessidade de adaptadores seja extinta por completo. Independente do tipo de equipamento que seja (Ar-condicionado, TV, Geladeira, Máquina de lavar…) a tomada será a mesma. A única mudança ocorre entre equipamentos que consome mais que 20A e equipamentos que consomem menos de 20A.  
 

REDUÇÃO DE RISCOS

Com a tomada padrão, em novo formato de poço, sextavada (talhada em seis faces), os consumidores, principalmente as crianças, não correrão mais o risco de tomar choques elétricos. Outras vantagens são a de que o padrão promove a adaptação de voltagens diferentes que existem, hoje, em nosso país e ajuda a combater o desperdício de energia. No formato atual (sem o poço), no momento do encaixe do plugue na tomada, o usuário entra em contato com os pinos do plugue, que estão em contato com a parte viva da tomada, o que acarreta o risco de tomar choques elétricos, conforme demonstra a ilustração abaixo:
Risco
Risco reduzido

Devido suas características, o condutor terra sempre será conectado antes dos condutores de energia lembrando que o aterramento é obrigatório nas novas instalações desde julho de 2006, conforme a Lei 11.337, além de ser fundamental para a segurança do usuário.

CUIDADO!

O novo padrão tem o pino de fase e o neutro INVERTIDOS! Em algumas situações isso deve ser observado. Vejam a figura abaixo e confiram como ficou a disposição do neutro e da fase:
Fase invertidaFase invertida

ATERRAMENTO É OBRIGATÓRIO?

Desde 2006, de acordo com a Lei Nº 11.337, toda construção deverá ter tomadas com o pino de aterramento. Portanto, saiba que o aterramento é legalmente obrigatório desde 2006. Com a nova norma o aterramento que eletrodomésticos como geladeiras e algumas TVs traziam em forma de um fiozinho que ficava solto e sem utilidade, agora virá na própria tomada, com o terceiro pino. Não há como fugir do aterramento, até porque todas as tomadas da casa deverão tê-lo.

MAIS INFORMAÇÕES:

Cartilha do INMETRO
www.youblisher.com/files/publications/22/128847/pdf.pdf

NBR-14136
www.4shared.com/document/QMYl1EKR/NBR_14136_-_2002_-_Plugues_e_T.html

0 Response to "Novo padrão e norma de tomadas e plugs elétricos no Brasil"

Postar um comentário