Qual a melhor época para reformar a casa?

,

Essa pergunta tem um quê de relatividade, pois vai depender de inúmeros fatores a serem considerados e também dependerá de quão urgente é essa reforma. Vamos então citar alguns itens a serem considerados na decisão não de reformar, mas sim de iniciar uma reforma que já era certeza de acontecer.
guarda-chuvaESTAÇÃO DO ANO:
O primeiro fator a ser considerado ao iniciar uma reforma, é se a chuva de um inverno rigoroso, ou possíveis vendavais, não vão atrapalhar ou mesmo destruir sua reforma. É claro que em algumas regiões do Brasil o clima é mais privilegiado nesse sentido, como o Nordeste por exemplo, que tem um clima mais estável. Porém, mesmo que sua região não tenha um inverno bem definido, é necessário atentar para as épocas de chuvas mais constantes. Uma pintura externa pode ser arruinada por uma chuva inesperada, antes da tinta secar. Um vendaval pode destelhar parte de uma casa, e você tinha acabado de gastar com telhas novinhas. Sem contar regiões propensas a alagamentos. Programe sua reforma para uma época de clima estável.
dinheiroDINHEIRO:
Não há coisa pior, mais dispendiosa e desconfortável que uma obra parada na metade. Fazer todo o cálculo minucioso da reforma, incluindo mão-de-obra e gastos extras, é talvez um dos momentos mais importantes antes da reforma. Isso tem um nome e chama-se PLANEJAMENTO. Sem ele, você corre o risco de chegar na metade e não ter mais como bancar o acabamento, por exemplo, ou pior, a obra ficar pela metade mesmo, com paredes sem reboco, ou pela metade. Muitas vezes, por não poder bancar a mão-de-obra, muito material que foi comprado, perde o prazo de validade. Pinturas que ficaram pela metade deixam latas de tinta abertas, causando a deterioração das mesmas. Sacos de cimento e gesso que endurecem e se perdem, madeira que apodrece, tijolos e telhas acumulados no quintal, servindo de abrigo para insetos nocivos… São apenas alguns dos dissabores que você terá, caso deixe sua obra pela metade por falta de um planejamento financeiro inicial. Lembre-se: PLANEJAMENTO ANTES!
casamentoOCASIÃO ESPECIAL:
Sua filha vai casar. Caso tenha uma casa grande e com boa área de lazer, como jardins, piscina, etc., você pode usar o dinheiro que seria gasto numa recepção de um buffet para fazer uma grande e boa reforma em sua casa e receber os convidados ali mesmo! Sim, muitos estão fazendo isso hoje em dia, pois o dinheiro que você deixaria num buffet, agora ficará nas paredes novinhas, no novo piso de porcelanato de sua sala, num deck reformado com churrasqueira nova. São só vantagens! Daí é só contratar o buffet das comidas e uma banda para animar a festa. Duas comemorações em uma: o casamento, e sua casa com tudo reformado!
fogosNATAL/REVEILLON:
Parecido com o anterior, e mais comum, obviamente. Todos adoram chegar no período das festas de final de ano com a casa em ordem. É realmente a época do ano em que mais são comprados materiais de construção e quando há mais obras em andamento, tanto em residências como em áreas comerciais. Porém, é também um período onde há ligeira alta de preços e diminuição de promoções interessantes. Embora algumas lojas mantenham os preços bem interessantes, a demanda é tão grande que essas lojas normalmente têm dificuldades de manter um estoque para atender com folga. Além disso, o MAIOR de todos os problemas de reformar nesse período de NOV/DEZ: a mão-de-obra! Essa sim, fica escassa, cara, e rara. Portanto, cuidado ao reformar nessa época, talvez seja interessante um pouco antes ou mesmo DEPOIS, como falaremos em seguida.
descontoPERÍDODO DE PROMOÇÕES:
SIM! Seu bolso agradece MUITO se você decidir reformar no período de janeiro, quando estouram os SALDÕES! Essa época do ano, quem soube poupar o décimo terceiro, se dá MUITO BEM! Pois existem inúmeras promoções, em todas as áreas comerciais, de eletrodomésticos a alimentação, e também materiais de construção! Além disso, muitos profissionais da construção civil estão procurando trabalho para compensar os gastos de final de ano e para se preparar para viajar no carnaval. Há disponibilidade de mão de obra e também muitas promoções de ponta de estoque e saldões. Se você não vai receber ninguém em sua casa no Natal e Réveillon, qual a necessidade então de reformar em dezembro? Espere um pouco, e economize MUITO!
reformaEMERGÊNCIA:
Por fim, esse é um caso onde não há escolha. O forro da sala caiu por causa de uma infiltração, o revestimento cerâmico mal-colocado na cozinha caiu todo, o vaso sanitário do toalete social quebrou… em casos emergenciais você tem que agir e depressa, com pouco espaço para planejamento. A dica fica para você estar preparado com antecedência, que significa ter sempre na agenda os telefones de bons pedreiros, eletricistas e encanadores, para que num momento desses você não tenha ainda que procurar. Uma boa dica também são os “Maridos de Aluguel”, que já comentamos aqui no blog. É bom também ter sempre um kit de ferramentas básicas guardadas, para um domingão onde tudo em termos de reforma é mais difícil (lojas abertas e mão de obra disponível); nesse kit deve ter chaves de fenda, chaves Philips (estrela), alicate, fita isolante (cuidado ao mexer com eletricidade, sempre desligue a chave geral!), furadeira, brocas, parafusos, buchas, pregos, colas e massa especiais (tipo Araldite, Durepoxi), Silver Tape e lanterna. Você pode também guardar um pouco de cimento e gesso em um pote ou latas bem limpas e BEM fechadas, em um local seco. Essas coisas não farão muita diferença durante a semana, mas numa emergência em pleno domingo, elas podem “salvar a pátria”.

2 Response to "Qual a melhor época para reformar a casa?"

Loja de Materiais de Construção Says:

Hi,

thanks for sharing this useful information, your blog is interesting.

Topinho Says:

You're welcome! Feel free to visit us in the future, we'll be posting more about house maintenance and other related subjects!

Postar um comentário