Utilizando o FGTS para construir sua casa

,

Construindo
O fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS) também pode ser utilizado por quem pretende construir a própria casa, além de financiar a compra de imóveis prontos. Para começar, é necessário fazer um financiamento em uma instituição financeira que opere pelas normas do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Isso deve ser feito mesmo quando o saldo do FGTS é suficiente para pagar todo o empreendimento. Não há limite mínimo para o empréstimo, mas o valor financiado não pode ser superior a 180.000 reais. O do terreno mais o custo das obras não pode ultrapassar 300.000 reais. O dinheiro é liberado em parcelas mensais após avaliação do projeto pelo banco. Parentes em linha direta (pais, filhos e irmãos) podem usar seus saldos do FGTS em um único empréstimo.

Para ter direito ao empréstimo é preciso:

tempo mínimo de três anos de emprego em regime de FGTS. O período não precisa ser consecutivo;

comprovar residência de um ano no município onde quer construir, ter um terreno registrado no próprio nome e a planta aprovada na prefeitura;

apresentar o projeto com cronograma de obras assinado por um engenheiro registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. As parcelas serão depositadas no nome dele, após cada etapa da obra.

Não tem direito quem:

possui imóvel residencial financiado pelo SFH, concluído ou em construção, em qualquer parte do território nacional;

tem imóvel residencial, concluído ou em construção, na região metropolitana de residência (a não ser que detenha até 39,9% do imóvel).


Mais links interessantes:

O que você precisa para sacar o FGTS

Como posso utilizar apenas o FGTS para reformar minha casa

Via

1 Response to "Utilizando o FGTS para construir sua casa"

Otávio Says:

Muito bacana a iniciativa deste blog em ajudar leigos a superar obstáculos de diversos tipos para ter sua casa própria.

Tem um monte de programa do governo, tem leis, mas ninguém sabe como construir o próprio imóvel.

Essa dica do FGTS é importante!

Postar um comentário