Como fazer uma boa argamassa

,

Vocês provavelmente lembram de quando para “fazer cimento” era necessário uma mistura de cimento, areia, cal e água. Era assim que eu via os pedreiros fazendo quando eu era criança e gostava de acompanhar obras e reformas que haviam lá em casa. O termo “fazer cimento” não é correto, pois cimento é apenas um dos ingredientes para a argamassa, que leva areia, água e algumas vezes cal e aditivos impermeabilizantes. O que algumas pessoas ainda não sabem é que hoje em dia encontramos facilmente argamassas prontas, de vários tipos, para cada tipo de aplicação. Essas argamassas são muito vantajosas por terem garantia de qualidade do fabricante e pela extrema praticidade, necessitando apenas adicionar água e seguir as instruções na embalagem. Essas argamassas já vêm com todos os aditivos necessários para a aplicação a qual é destinada.

Neste vídeo é explicado com clareza como fazer uma boa argamassa. Atentem bem para as proporções e também para a ordem e forma de adição dos ingredientes. Ter esse conhecimento pode ser bastante útil para pequenos reparos de fim de semana como consertar a calçada de casa, rebocar um conserto de um encanamento ou mesmo trocar uma placa cerâmica quebrada.

Apostila gratuita de como construir uma casa

,

Maos_a_Obra

A casa própria é sonho de muitos, mas realização de poucos. Algumas pessoas, por necessidade ou por vontade de fazer ela mesma, optam por construir a própria casa, partindo das fundações, ou seja, colocam literalmente a mão na massa. Logicamente que esta não é uma opção para todos. Pois é necessário uma certa experiência em construção civil para conseguir levantar uma casa.

 

Se você tem vontade de construir sua própria casa, ou tem curiosidade em saber como é o processo, disponibilizamos aqui uma apostila gratuita que julgamos simples e ao mesmo tempo bastante ilustrativa desse processo. Não é extensa e vem numa linguagem acessível a todos, sem necessidade de um conhecimento técnico mais profundo.

 

Porém, lembramos que qualquer construção deve ser acompanhada de perto por profissionais credenciados, que são responsáveis pelo projeto e execução da obra. Deve-se lembrar também de escolher bem os materiais de construção, levando em consideração a procedência dos produtos e a garantia que o lojista estará lhe fornecendo. Lembre-se que é a sua casa, onde você provavelmente irá morar por muito tempo, então ela merece o melhor!

 

Mãos à obra então?

 

Clique aqui para baixar o arquivo em PDF